27 de junho de 2017

Pão rápido de chocolate e mirtilos


O desafio da Ana para este mês de Junho, o meu querido mês de Junho, é apresentar um pão com chocolate. Uma gulodice, não é? Pois, mas bem tenteado caba por ser uma gulodice mais pequenina, por isso optei por fazer um pão simples possível, com poucos ingredientes e a que dei um toque de Verão adicionando mirtilos. Segui-me por esta receita, mas confesso que dos pães rápidos que tenho feito esta é que menos me convenceu (a receita da Ana continua a estar no top das minhas preferidas), se bem que as partes que apanham os mirtilos são mesmo deliciosas.



Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo integral
1/2 chávena de farinha de espelta
1/2 chávena de flocos de aveia integrais
1/4 de chávena de cacau cru (ou chocolate em pó)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de mel (opcional)
1 chávena de buttermilk (1 chávena de leite + 1 colher de sopa de vinagre e deixar descansar 10 minutos) ou de iogurte natural
1 mão mal cheia de mirtilos secos
1 punhado de mirtilos frescos congelados

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 220º.
Misture os ingredientes secos numa taça.
Acrescente os mirtilos e envolva.
Numa taça mais pequena misture o butermilk/iogurte e o mel  e mexa.
Verta a mistura liquida sobre os secos e com uma colher de pau mexa muito bem até formar uma massa homogénea. A massa fica um pouco liquida.
Verta a massa para uma forma rectangular, previamente forrada com papel vegetal, e elve ao forno a assar por 30 a 40 minutos, até que a massa esteja seca (faça o teste do palito) e batendo com os nós dos dedos na base do pão perceba um som oco. Se necessário cubra o pão com papel de alumínio para não ficar muito queimado.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...